quarta-feira, 23 de julho de 2014

Noticias...


Ok... Fiquei bastante tempo sem dar notícia por aqui. Vou tentar resumir tudo que aconteceu nessas ultimas semanas
- Ganhamos o torneio de sinuca! Até agora não consigo acreditar, mas conseguimos. Como havia comentado no tópico anterior, ganhamos o primeiro jogo e nos credenciamos a semifinal. Na semifinal e final a regra era que passava o melhor de três partidas. Ganhamos as duas primeiras partidas da semifinal e despachamos os primeiros concorrentes. Na final ganhos o primeiro jogo, perdemos o segundo e voltamos a ganhar no último jogo.
- Nem vou comentar sobre a sacanagem que foi o jogo da nossa estimada seleção... O pessoal aqui foi bem gente boa e me apoiou bastante no dia seguinte a tragédia que foi aquele jogo.
- Fiquei tanto tempo sem escrever que a tempestade passou, voltamos a perfurar e agora já terminamos a perfuração. O objetivo principal da expedição foi atingido, ou seja, conseguimos recuperar um bom material do embasamento. Porém a expedição não foi muito amigável com os paleontólogos, visto que não conseguimos recuperar muitos microfósseis nas rochas que chegaram até nós. De qualquer forma estarei voltando para o Brasil com cerca de 60 amostras do intervalo Eoceno superior – Oligoceno inferior (~30-37 milhões de anos atrás), para realizar um estudo sobre os nanofósseis calcários durante esse intervalo de tempo.
Aspecto das rochas do embasamento. A foto de baixo mostra o contato
entre as rochas sedimentares (a direita) e as rochas vulcanicas do embasamento
(a esquerda). Fotos de Richard Arculus.
- Há mais ou menos dois dias atrás encerramos a perfuração com mais de 1600 metros de rocha perfurados. Agora estamos nos preparativos finais para retornar a Yokohama, creio que em três dias iniciaremos o caminho de volta.
- Nesse tempo todo sem perfuração a gente está fazendo outras coisas. Temos que finalizar os relatórios e os planos de pesquisa para o material amostrado. Hoje ajudei meu amigo a encontrar dentes de peixe que serão usados para contar um pouco sobre como eram as massas de água a algumas dezenas de milhões de anos atrás.
Esta chegando a hora de retornar e rever a família e os amigos. Contando os dias...

2 comentários:

  1. Dom Rodrigo, nem em Buenos Aires me tiraram sarro... Ficaram com pena.... Muito legal a camisa 10 com o nome Gotti!!!
    Abraços,
    Lucio Tokutake

    ResponderExcluir
  2. Pois e' Lucio, aqui tambem... Mas ainda acho que e' melhor tirar sarro do que o sentimento de pena (hehehehehhe). Um grande abraco

    ResponderExcluir