sexta-feira, 30 de maio de 2014

A expedição.

Eu não poderia embarcar sem falar brevemente sobre a expedição e seus integrantes.

A instituição que promove as expedições, chamada Integrated Ocean Discovery Program (IODP), surgiu (se não me engano) entre o final da década de 60 e inicio de 70. Trata-se de um projeto internacional de pesquisa marinha com apoio de diversos países, incluindo o Brasil. A IODP realiza perfurações e estudos sobre os oceanos buscando respostas sobre a evolução do Planeta Terra.

A expedição da qual farei parte vai perfurar o assoalho oceânico de um local no Oceano Pacífico próximo a Fossa das Marianas (local mais profundo dos oceanos), distante mais ou menos 1000 km de Yokohama.

O círculo amarelo mostra Yokohama e a estrela vermelha é o ponto onde será feita a perfuração.

Ao todo seremos 30 cientistas (lista abaixo) buscando informações sobre a evolução geológica da região a ser perfurada. O objetivo principal da expedição é o embasamento. Além dos cientistas haverá ainda uma grande quantidade de pessoas dedicadas à limpeza, alimentação, perfuração, etc...

5 comentários:

  1. tchê, explica pro povo que não é geólogo o que é o alvo da missão...o famoso "embasamento"... Parabéns pelo dia do Geólogo também! Abraço

    ResponderExcluir
  2. Grande Jardel... Primeiramente parabéns pra nós! Pois é, tentei não inserir muitos termos técnicos porque sei que a grande maioria do pessoal que vai ler esse blog não é geólogo ou nem sequer trabalha numa área afim... Porém me passei quanto ao embasamento. Enfim, o embasamento é composto pelas rochas mais antigas da seção, como o nome já diz, é a base de tudo. No caso da expedição, são rochas que se formaram associadas basicamente a vulcanismos. Apos esses vulcanismos e demais eventos associados veio a deposição dos sedimentos, já em ambiente tipicamente marinho. É nesse contexto (marinho) que entra a minha pessoa... Valeu pela dica Jardel. É isso que eu quero, interatividade meu povo...

    ResponderExcluir
  3. Konitiua!heheh,Ai Goti, blz?Cara,primeiro parabéns pela conquista dessa oportunidade. Segundo aproveita bem né!heheh. Meu,queria ver a formação do pessoal ali mas a foto não ficou nitida...Uma pergunta:o navio conta com toda a estrutura para análises ou em algum momento vocês irão a terra para fazer isso?Todo o periodo que tu vai ficar é no navio ou vai ter uma etapa dos estudos em solo?Abraço ai!Arigato!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Gotígio!!! Vai ser muito legal acompanhar essa aventura pelo blog! Te cuida por aí e que a expedição seja maravilhosa!

    ResponderExcluir
  5. Grande Pato, muito obrigado pelas palavras. Se tu clicar na figura ela aumenta para o tamanho reala e ai tu poderá enxergar (creio). O navio conta com tudo que tu possa imaginar, laboratórios para preparação da amostras, microscópios para análises, salas de conferencia, de jogos, academia, e tal... Vão ser 2 meses direto no navio, sem choro nem ranger de dentes... Abração e continua de olho por aqui que quando possível vou mostrar o navio em todos seus detalhes.

    ResponderExcluir