quarta-feira, 18 de junho de 2014

Pausa para o "casing".


Ontem, dia 17/06 iniciou o processo chamado de “casing” onde ficaremos basicamente 10 dias sem receber qualquer amostra. Este processo é feito para garantir que a recuperação das amostras mais profundas ocorra sem problemas de desabamento do poço.
Durante o processo normal de perfuração é injetado um fluído que percorre por dentro da coluna de perfuração, chega até a broca e sai pela parte de fora da coluna. Esse fluído serve principalmente para facilitar a perfuração e para esfriar a broca. Ao retornar pela parte de fora da coluna de perfuração esse liquido fica em contato direto com as rochas da parede do poço. Essas rochas (nas primeiras centenas de metros) tendem a não estar muito bem consolidadas e vão sendo escamadas por esse líquido, abrindo buracos na parede do poço (fato que pode ocasionar a quebra da coluna de perfuração).
Como a nossa ideia é perfurar um longo trecho (cerca de 1400 metros), é indispensável a utilização de um artefato que estabilize a coluna de perfuração. Perfuramos quase 900 metros sem problema algum com a recuperação das amostras, porém a medida que a profundidade vai aumentando, também aumenta a probabilidade de ocorrerem problemas. No processo chamado “casing”, basicamente é perfurado um novo poço (ao lado do primeiro), sem a recuperação das amostras. A medida que o poço vai sendo perfurado, ele vai sendo revestido por tubos de aço. Esse revestimento normalmente chega até 900 metros, dessa forma a continuação do poço está salva de qualquer problema no que diz respeito a estabilização da coluna de perfuração.
Após o casing, será retornada a atividade normal basicamente do ponto onde paramos, e com a certeza de que a probabilidade de ocorrer algum problema com a coluna de perfuração e/ou o poço é quase nula.

2 comentários:

  1. Don Rodrigo, aproveita bem essa peque trégua!
    Tu viste como é corrido com a perfuração aful!!!!
    Parabéns pelo relato! Vou usar para apresentar aos meus próximos estagiários....
    Abraços,
    Lucio Tokutake

    ResponderExcluir
  2. Pois e meu amigo Lucio...
    A correria e grande, mas o aprendizado compensa. Ta sendo espetacular essa experiencia.
    Que bom que estes topicos servirao para alguma coisa alem de deixar os amigos e parentes por dentro do que esta acontecendo por aqui.
    Grande abraco.

    ResponderExcluir