domingo, 29 de junho de 2014

A arte de decorar copos de isopor.


Já se tornou uma prática usual entre os cientistas que participam das expedições da IODP a arte de decorar copos de isopor (aqueles que a gente usa pra café). A graça disso não esta simplesmente em rabiscar os copos e sim no que vem depois.
A Terra exerce uma constante pressão sobre nossos corpos (1 ATM), porém devido a constituição dos mesmos nada sentimos quando estamos próximos ao chamado "nível do mar". Oque acontece é que o nosso corpo esta totalmente equipado para que haja equilíbrio entre pressão que atua de fora para dentro e de dentro para fora do corpo. Ao mergulhar essa pressão tende a aumentar consideravelmente sobre nossos corpos, segundo estudos a pressão aumenta 1 ATM a cada ~10m que descemos. Neste caso, onde o corpo humano é “apertado” pelo mar, oque sofre mais são as cavidades recheadas de ar, como os pulmões e os ouvidos. Essa pressão exercida nos nossos corpos também é exercida em outros objetos, como os copos de isopor. A pressão exercida nos copos de isopor faz com que eles diminuam de tamanho e virem miniaturas.
Após decorarmos nossos copos, os mesmos são colocados em um saco e enviados para as profundezas do oceano junto com a câmera que desce de vez em quando para visualizar as condições do poço. Quando retornam para a superfície, se transformaram em belas miniaturas e excelentes recordações da expedição.

2 comentários:

  1. Bacana isso. Me fez lembraer de quado estava na Itália estudando a cozinha e seus pratos, comecei fazendo um diário escrito mesmo, toda noite. No final já no estagio onde chegava muito cansado acabei usando a própria câmera fotográfica para gravar áudios sobre o dia a dia na nova profissão. (na época não tínhamos smrtphones como hoje). Se der quero um desses mini copos ai, com data e local. Tito K.

    ResponderExcluir
  2. Ola Tito... Creio que o periodo de envio de copos terminou, mas vou verificar e se possivel faco um pra ti. Abraco

    ResponderExcluir